top of page
Search
  • bernardinopaula

5 vinhos brancos preferidos de Portugal


Quando se pensa em vinhos de Portugal, a tendência é pensar em vinhos tintos ou no famoso "vinho verde" da região Norte do país. Mas o país tem vindo a produzir alguns grandes vinhos brancos e aqui está o meu Top 5 que descobri no ano passado. (1) Adega de Penalva Dão Que branco espantoso da região vinícola do Dão em Portugal. Uma mistura interessante de 40% Encruzado, 30% Cercial e 30% Malvasia fina com adoráveis sabores frescos de maçã verde. Uma bela cor dourada no copo. Bem emparelhado com uma salada de lagosta. Boa opção também com outros mariscos. Rótulo divertido e criativo. 12,5% de álcool. Disponível na SAQ (Código SAQ: 12728904) ao belo preço de $11,65. (2) Niepoort Diálogo Douro Um fantástico vinho branco da região do Douro em Portugal. Com base no sucesso do seu vinho tinto epónimo, Niepoort, um dos nomes mais promissores da região do Douro, produziu este vinho branco a partir de uma mistura de uvas das encostas superiores do Douro, que acaba numa divertida mistura de 25% Codega, 25% Doña Blanca, 25% Gouveio e 25% Rabigato. Vinificado em cubas de aço inoxidável e mal tocando o carvalho. Cor amarela clara no copo. Aromas e sabores de maçã verde. Acompanha bem um bacalhau salgado. Rótulo criativo e divertido. 12,5% de álcool. Disponível na SAQ (código SAQ: 13074375) ao preço de $16,10.


(3) AdegaMãe Dory IGP Lisboa Uma fantástica mistura de 36% Viosinho, 33% Alvarinho, 19% Arinto e 12% Viognier da Adegamãe em Lisboa, Portugal. A propriedade está localizada cerca de 40 quilómetros a norte de Lisboa e está também muito perto do mar, reflectindo a influência atlântica, o que se traduz numa frescura e acidez. Cor amarela clara no copo. Aromas e sabores de peras e maçãs verdes. Bem emparelhado com pratos asiáticos. 13 % de álcool. Rótulo divertido e intrigante. Disponível na SAQ (Código SAQ: 13626344) ao preço de $14,95. (4) Bacalhôa Catarina Um branco incrível da região vinícola da Península de Setúbal em Portugal, a poucos quilómetros a sul de Lisboa. Mistura muito interessante de 57% Fernão Pires, 35% Chardonnay e 8% Arinto. A presença do Chardonnay é o que o tornou especial no paladar para mim. Um branco seco, com notas de carvalho e um final de boca estaladiço. Juntei-o com uma salada de manga e lagosta e um polvo grelhado. Bonito rótulo. 13% de álcool. Disponível na SAQ (Código SAQ: 11518761) ao preço de $13,50.

(5) Cabeça de Toiro Do Tejo Reserva

Um belo branco da região do Tejo (Ribatejo) em Portugal. Adoro a mistura de 50% Fernão Pires com 25% Chardonnay e 25% Sauvignon Blanc. Bela cor dourada clara no copo. Aromas e sabores de ananás e frutos tropicais. Juntei com pratos vegetarianos: couves de Bruxelas assadas, cogumelos recheados, abóbora recheada e empanadas de espinafres. 13% de álcool. Rótulo sensual e divertido. Disponível na SAQ (Código SAQ: 14145622) ao preço de $15,60. Como podem ver, acontece que os meus vinhos brancos preferidos portugueses são misturas com várias castas de uva. Gosto particularmente quando o produtor faz misturas de castas locais e estrangeiras. E o meu Top 5 de vinhos brancos de Portugal provêem de 5 regiões vinícolas diferentes, um sinal da profundidade deste país produtor de vinho.


Qual é o seu vinho branco preferido de Portugal?



20 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page